A execução deste top deu algum trabalho e para tomar decisões mais conscientes cheguei mesmo a voltar a ouvir todos os albums nos últimos dias. De forma a que isto não dure anos e que possa personalizar um pouco mais as escolhas, em vez de por apenas aqui uma lista, também restringi o número de entradas o que levou a que muitos albums que gostei de ouvir este ano não estejam aqui representados.
Só para terminar esta introdução quero apenas acrescentar ainda que as posições ocupadas não têm muito significado por si só, pois todos estes 15 albums são muito bons e deveriam ser ouvidos por qualquer pessoa com algum interesse musical.
15 "Tell Tale Signs the Bootleg Series Vol 8" - Bob Dylan

Apesar de entrar mesmo no último lugar é de louvar que uma compilação de material raro ou previamente não lançado esteja num top de melhor do ano, se bem que estamos a falar de Bob Dylan.
Basicamente para quem gosta de Bob Dylan será quase impossível, nas perto de 30 músicas, não encontrar alguma de que goste.
Um album grande, perto das 2 horas e 20, mas que pode muito bem ser ouvido aos poucos pelo facto de ser compilação não havendo portanto a desculpa de perder muito tempo seguido com ele.
As minhas preferidas : "Everything is Broken", "God Knows" e "32-20 Blues".
14 "Little Death" - Pete & The Pirates

Lançado no início do ano (17 de Fevereiro) este é talvez o album do meu top sobre o qual menos ouvi falar, segundo a minha opinião, muito injustamente. É um album de estreia muito simples e mesmo assim um dos melhores do ano de indie rock, sem misturas com qualquer outro género.
Em geral músicas muito curtas e muito fáceis de ouvir e gostar. Ao contrário do muito que se ouviu de novo do Reino Unido não pode ser categorizada de musica "cute" o que os torna um bocado mais original do que poderiam ser considerados por exemplo em 2006 ou 2007.
As minhas preferidas : "Knots", "Dry Wings" "Ill Love" e "Mr Understanding".
13 "Santogold" - Santogold

Para mim facilmente o melhor album de uma interprete feminina do ano e provavelmente o mais original album de estreia.
Mistura de vários estilos de música nomeadamente indie rock, pop e electrónica que dão a 90% músicas um ritmo diferente do normalmente ouvido e as tornam sons aos quais qualquer pessoa pode dançar.
Uma estreia verdadeiramente promissora para esta cantora.
As minhas preferidas : "L.E.S. Artistes", "Lights Out", "You'll Find A Way" e "Say Aha".
12 "Glasvegas" - Glasvegas

A nova banda indie britânica querida com sucesso tanto crítico como comercial. Apesar dos vários concertos tiveram ainda tempo (pouco, é verdade) para lançar em menos de 2 meses depois do albúm um EP festivo para a época natalícia, "A Snowflake Fell (And It Felt Like a Kiss)".
O album é caracterizado pela forma de cantar do vocalista James Allan, que dá um toque especial à estreia desta banda. Espero que para o ano passem por cá e continuem a inovar com os discos.
As minhas preferidas : "Go Square Go", "Daddy's Gone", "S.A.D. Light" e "Geraldine"
11 "Off With Their Heads" - Kaiser Chiefs

Depois de um primeiro album muito bom e de um segundo que sinceramente não achei nada de especial, os Kaiser Chiefs lançam um terceiro album que gostei muito, o que talvez tenha alguma coisa a ver com a ajuda de Mark Ronson como produtor.
Não vou falar muito mais porque o post já vai grande e até porque os Kaiser Chiefs são suficientemente conhecidos.
É a perfeita segunda hipótese para a banda e para quem não conhece, com este album ouvirá provavelmente do melhor dos Kaiser.
As minhas preferidas : "You Want History", "Good Days Bad Days" e "Spanish Metal".
RSS Feed (xml)
Sem comentários:
Enviar um comentário