Subscribe

RSS Feed (xml)

Powered By

Skin Design:
Free Blogger Skins

Powered by Blogger

quarta-feira, janeiro 21, 2009

Sony

A Sony parece estar cada vez numa situação pior. Primeiro, ainda em Novembro ou Dezembro, anunciou que ia despedir 16000 colaboradores e trabalhadores e na última semana a Reuters revelou que espera que a empresa tenha um prejuízo de 1,1 mil milhões de doláres no ano fiscal que acaba em 2009 muito diferente da projecção de lucro apresentada pela empresa à apenas dois meses de 1,7 mil milhões de dolares. Será a primeira vez em 14 anos que a empresa se encontrará no vermelho, tudo culpa de más vendas no seu sector electrónico (crise mundial) e do yen que tem subido bastante em relação ao dólar nos últimos meses.
Outra das razões que se pode apontar está relacionada com o facto da Sony não ser actualmente líder de vendas em qualquer tipo de produtos e a sua insistência em fazer lutas por formatos que em geral resultam apenas num poço de despesas. É o caso do formato para ficheiros de música que quiseram implementar, fazendo leitores de música que liam apenas este dito formato, o que leva a que hoje ninguém ouça música em aparelhos da Sony ou do UMD, pequenos discos utilizados pela PSP e que em termos de lançamentos de filmes foi um completo fracasso (e até certo ponto, mesmo de jogos tal é a pirataria que existe). Até mesmo o dinheiro gasto em tentar levar o Blu-Ray à vitória ainda deve ser muito superior às receitas que a empresa deve ter tido com ela.
É verdade que restam alguns produtos da Sony com prestígio, é o caso das CyberShot nas camaras de fotografar, dos Vaios nos computadores portáteis ou ainda das televisões Bravia (a nova campanha publicitária deverá surgir daqui a pouco tempo). No entanto estes são normalmente caracterizados por preços elevados em relação à concorrência, o que numa economia como a actual não ajuda.
De qualquer forma é bom ver que a Sony continua a gastar dinheiro em R&D e tentar inovar como é o caso de jogos em 3D ou ainda de interessantes ideias para leitores de mp3 como é o caso do protótipo que deixo aqui em vídeo.
Resta esperar (principalmente para quem tem acções da Sony) que a mentalidade mais ocidental do primeiro CEO não japonês da empresa Howard Stringer consiga alterar o rumo da Sony.



PS: Os phones serão obviamente sem fios, acho que ninguém quereria fios a sair do pulso para os ouvidos.
PPS: Foi ainda ontem anunciado pela própria Sony que espera uma perda de 1,7 mil milhões de dólares (150 mil milhões de yenes).

2 comentários:

*Ju* disse...

Gosto da maneira como se selecionam as coisas... e aquilo depois deve dar para pôr a pulseira de tdas as cores, interesting...

Manel disse...

também axei mt giro, vamos ver s sai de protótipo